PT - EN

minha casa minha vida

Contexto e Oportunidades

O Brasil enfrenta um déficit habitacional muito significativo, tanto em quantidade como em qualidade. Apesar dos incorporadores terem construído milhões de habitações na década passada, estima-se que o Brasil ainda enfrenta um déficit habitacional variando entre 6 e 8 milhões de unidades. Mais de 90% desse déficit concentra-se no segmento econômico. Paralelamente estima-se que, com o crescimento demográfico, 1 milhão de novos lares se estabelecerão anualmente até 2030.

Cobrir o deficit habitacional é missão do Governo e de empreendedores como a MMC

O programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) é uma parte fundamental do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado em 2007, e cujo objetivo é solucionar a falta de habitações de boa qualidade a médio prazo. Para sustentar esse objetivo, desde 2009 o Governo Federal apoiou a contratação de 3.5 milhões de unidades Minha Casa Minha Vida, das quais 2 Milhões já foram entregues.

Centenas de construtoras privadas participam desse esforço. A MMC se propõe em selecionar as construtoras e os projetos com o maior potencial de sucesso, e trazer seu know-how do setor: inteligência de mercado, comercial, jurídico, administrativo e financeiro.

Uma iniciativa econômica inteligente com grande impacto social

O programa MCMV é sofisticado pois ele não somente ajuda o comprador final assim como ele limita consideravelmente os fundos próprios que o incorporador precisa investir para garantir a boa finalização da construção. Os mecanismos que regem o programa MCMV são inteligentes e robustos, resistindo a crises econômicas. Durante o período sobre o qual se estende o PAC serão criados mais de 1 milhão de empregos, essencialmente no ramo da construção.

Velocidade de vendas e alavancagem financeira

Criando, para cada projeto específico, uma joint-venture com incorporadores e construtores regionais de tamanho pequeno ou intermediário, podemos alavancar a experiência do nosso parceiro em trabalhar no segmento MCMV sem, no entanto, assumir riscos correlatos à sua estrutura financeira. Acreditamos além disso que podemos oferecer retornos excepcionais inserindo práticas de governança que melhoram a eficiência operacional assim como adquirindo terrenos abaixo do preço de custo, tendo em conta a crise atual. Um aspeto crítico do nosso sucesso é o quanto o projeto consegue vender rapidamente as unidades. Sendo que o segmento econômico aufere margens limitadas, os principais fatores de rentabilidade são as vendas rápidas, os controles de custos e uma alavancagem importante graças ao financiamento público consequente. Os projetos devem buscar uma renda elevada com cancelamentos de promessas minimizadas.

Serviços

Incorporadores e empreiteiras: propomos acesso ao financiamento quando viável e prestamos aconselhamento sobre finanças, coordenamos consultoria e estruturação jurídica realizada por escritórios de advocacia parceiros. Produzimos também inteligência de mercado para melhorar suas práticas e com isso fazer crescer seu negócio. Entre centenas de incorporadores, a MMC seleciona e trabalha exclusivamente com os mais promissores.

projetos

No âmbito deste mercado, que apresenta características muito específicas, a MMC já selecionou 5 incorporadores regionais de confiança unicamente focados em projetos residenciais para o segmento econômico. Desde 2014 a MMC já acompanhou investidores em 8 projetos MCMV, atingindo um valor de investimento comprometido de R$ 25 Mi.

Projeto 1

224 apartamentos, Primeiro modulo entregue

Saiba mais

Projeto 2

320 apartamentos, Lançamento comercial

Saiba mais

Projeto 3

160 apartamentos, Entregue

Saiba mais